sábado, 18 de julho de 2015

Lellêzinha, do Dream Team do Passinho, fala sobre transição capilar e cachos perfeitos 

"Dê uma chance ao seu cabelo natural, você pode adorar". Veja esta e outras dicas dela
Aos 17 anos, a Lellêzinha é o tipo de garota que a gente chamar de multitarefa. Ela se divide entre a escola, os shows do Dream Team do Passinho e a carreira de atriz - ela interpretou a Guta, em Malhação, e vai estar na próxima novela das 19h, Totalmente Demais. Uau! Além de fazer tudo isso, a gata ainda arranja um tempinho para cuidar da beleza, em especial, destes cachos poderosos, que, acredite, um dia ela não curtiu muito. Quer saber todos os segredos da Lellê? Então, não desgrude os olhos daqui! 
Seu cabelo faz tanto sucesso que você virou até garota-propaganda de xampu [ela é o novo rosto da Garnier]. Como é a sua rotina de cuidados com os fios?
Normalmente, lavo o cabelo duas vezes na semana com xampu e condicionador para cabelos cacheados. Uso creme para pentear e só penteio os fios quando eles estão molhados. Gosto deles bem armados e, por isso, dou uma ajeitada com os dedos para reforçar o formato dos cachos e dar volume. Para hidratá-los, também passo óleo reparador de pontas. Quando posso, deixo o cabelo secar naturalmente, o que leva quase duas horas! Nos dias em que não tenho tempo, uso um difusor para modelar mecha por mecha.
Mas você já alisou o cabelo, né?
Desde os seis anos eu já alisava meu cabelo. Passava muita química para soltar os cachos e também fazia escova e chapinha sempre. Quando percebi, já tinha virado escrava. Como, para mim, o padrão de beleza eram mulheres de cabelo liso, essa parecia ser a única opção. Eu tentava ter a mesma aparência delas, mas não era fácil.
E por que você decidiu assumir os cachos? Como foi a transição?
Aos 15 anos, eu percebi que estava refém dos produtos químicos e simplesmente fiquei sem vontade de continuar com aquilo. Foi aí que decidi parar com o alisamento e assumir meu cabelo natural. Não foi fácil, viu? Ele ia até a minha cintura, ou seja, a raiz começou a crescer enrolada enquanto o comprimento estava liso. Ficava um pouco estranho. Eu tinha vergonha, então logo que lavava o cabelo já prendia, molhado mesmo. Isso acabou me gerando um problemão, pois meu cabelo começou a "mofar" [sim, a umidade pode causar a proliferação de bactérias e fungos]. Precisei cortá-lo praticamente na altura das orelhas. Eu me sentia muito feia, mas as pessoas começaram a me elogiar, falavam que os cachos eram a minha cara. Com o tempo, comecei a me sentir eu mesma e a amar o novo look.
Olha só o antes e o depois da Lellê
O que você diria para quem está pensando em alisar o cabelo?
Acho que cada um tem o direito de fazer o que quiser com sua aparência, mas vou dar um conselho que ouvi da minha avó a vida inteira e só fui acreditar depois que passei por toda essa experiência: você é bonita do jeito que você é. Sua aparência natural é única e faz da sua beleza algo especial. Meus cachos são parte da minha identidade e nisso ninguém é igual a mim. Dê uma chance ao seu cabelo natural, você pode adorar.
Pausa para palmas, por favor! Clap, clap, clap!
Então completa essa frase para a gente: Eu amo meu cabelo porque....
...ele é f&#* hahahaha. Brinks. Porque ele é cacheado, gente!
E que tipo de penteado você ama fazer?
Adoro usar o cabelo solto, mas, quando quero algo diferente, gosto de prendê-lo todo com um elástico e deixar os fios armados. Também curto jogar tudo de lado e prender uma das laterais.
Agora conta para a gente quais são os seus cuidados com a pele!
Eu passo bastante protetor solar. Não é porque sou negra que posso descuidar da proteção da minha pele, né? 
Pelos posts nas redes sociais, dá pra perceber que você é fã de make colorido...
Eu amo cores! Adoro usar lápis colorido, tanto na linha-d'água como num gatinho. Batom vibrante também é a minha cara. Os puxados para roxo e vinho são os meus favoritos.
Que produto de beleza você não vive sem?
Máscara para cílios e base. São a dupla perfeita para te salvar naqueles momentos que não rolou tempo de se produzir.
Que você dança bastante a gente já sabe. Você pratica mais algum exercício?
Eu faço aulas de balé fitness algumas vezes na semana. Elas ajudam a fortalecer e definir o meu corpo. Também adoro pilates!
O que achou das dicas da Lellê? A gente <3

Dicas de penteados para usar na volta às aulas!

Separamos looks incríveis para cada dia da semana. Você vai arrasar na escola!
Separamos looks incríveis para cada dia da semana. Você vai arrasar na escola!

Sempre que as aulas voltam a gente fica com aquela vontade de chegar na escola cheia de novidades ou com alguma coisa diferente! Mas, e se ao invés de trazer novidades, você seruma delas?

Para arrasar na volta às aulas, separamos penteados incríveis para investir de segunda a sexta-feira e chegar ainda mais linda na escola!



Segunda-feira 
A gente sabe que no primeiro dia da semana sempre rola aquela preguiça a mais, por isso separamos um penteado bem simples de fazer!



Para copiar o cabelo de Leighton Meester, divida ele para um lado. Depois pegue duas mechas bem fininhas, uma de cada lado, e prenda atrás, no meio, com um grampo ou presilha.

Na hora de fazer esse penteado, não precisa deixar as mechas bem puxadas. Soltinhas, como as da Leighton, elas ficam bem mais românticas e femininas!


Terça-feira  



Para se inspirar em Miley Cyrus em tempos de Hanna Montana, pegue uma mecha da frente do seu cabelo e divida-a em três. Entrelace as três partes uma vez e, depois, cada vez que você for usar uma das mechas para entrelaçar, pegue um pouquinho de cabelo de baixo para ir fazendo uma trança embutida.

Trance o cabelo até a metade, prenda-o com um elastiquinho, e faça o mesmo do outro lado. Se quiser um estilo hippie, junte as pontinhas das tranças atrás da cabeça.

Quarta-feira



O rabo de cavalo é um penteado clássico e não poderia faltar de jeito nenhum, não é mesmo!? O bom é que, ao contrário dos dois penteados anteriores com o cabelo solto, ele vai dar um toque diferente ao seu rosto.

Para deixar ele mais moderno, use bagunçadinho como a Blake Lively! Nada de gel, nem pente, o legal aqui é deixar com esse ar mais descontraído, com um leve volume no topo da cabeça.

Quinta-feira 



Como quinta a gente já tá mais cansada, por ter encarado quase uma semana inteira, nada de complicação na hora de se arrumar! Aposte no mesmo penteado de Lucy Hale e arrase!

Divida o cabelo todo para um lado e deixe ele para frente. No lado oposto, na parte de trás, prenda o cabelo com alguns grampos, para ele não ficar caindo ao longo do dia.

Sexta-feira



Nada de preguiça e nem desânimo, porque o fim de semana já está aí! Para comemorar, um penteado lindo e simples de fazer, com o de Ashley Tisdale.

Puxe o cabelo todo para o lado e faça uma trança lateral bem frouxinha. Se quiser, deixe duas mechas soltas na frente, uma de cada lado, pra dar um charme a mais. O legal é não dividir o cabelo, e sim apenas puxá-lo para um lado. A Ashley optou pela trança espinha de peixe (que você já viu como fazer aqui), que tem um resultado mais moderno.

Dica: Se quiser ajuda na hora de deixar a trança mais soltinha, use o cabo de um pente para ir soltando aos pouquinhos o cabelo.

Penteado coringa: coque ao alto!



Sabe aqueles dias em que a gente acorda e o nosso cabelo está de mal com o mundo? Ou quando a gente está com aquela preguiça de levantar mais cedo só para lavar o cabelo? Então, sempre temos um jeito rápido e simples pra dar um jeito nisso: o coque!

Aqui, vale a mesma dica do rabo de cavalo: quanto mais bagunçadinho melhor. Inspire-se naHilary Duff e na Rachel Bilson!

E aí, gostaram das nossas dicas?
 

Veja 10 penteados com nozinho para você se inspirar

Por Thais Varela|Fotos: Pinterest, em 04/07/2015 às 15:00
Eles são perfeitos para criar uma produção incrível sem dar trabalho
Juntar um look fofo e simples de fazer nem sempre é fácil. Pensando nisso, a CH separou dez opções lindas de penteados com nozinho do Pinterest para deixar a sua vida mais prática na hora de se arrumar, mas sem perder o estilo.
Coque
Você pode investir na versão alta, com o penteado no topo da cabeça em um estilo mais sofisticado, ou usá-lo mais baixo, com os fios bagunçados para dar um charme.
Semipreso
Ele é perfeito para aquele dia de bad hair day. Se você gosta do visual messy, opte por amarrar os fios sem elástico ou grampo, apenas torcendo-os para deixar o look mais soltinho. Para seguir o estilo mais arrumadinho, use menos cabelo na hora de separar a mecha para prendê-la.
Rabo de cavalo
Para fazer este look, a dica é brincar com os fios na hora de fazer o nozinho. Rola dividir as mechas e cruzá-las para dar a impressão de que o cabelo está realmente amarrado, vai deixar o visual divers e superdiferente. Prenda tudo com grampos para dar mais firmeza ao penteado.
Trança
Essa opção é a pedida para quem quer investir um pouco mais de tempo na hora de fazer o penteado. Uma dica é finalizar a trança semipresa com um nozinho para deixar o look ainda mais charmoso. Para quem pretende prender os fios, rola fazer uma coroa de trança e finalizar com um coque. Fica lindo!
Acessórios
Tá a fim de usar uma faixa de cabelo ou uma bandana? Aposte nos fios presos para deixar a produção mais moderna. Você pode posicionar a amarração ao redor do coque ou usá-la mais no topo da cabeça. 
Já escolheu o seu penteado favorito?

12 jeitos criativos de prender a franja

Deixe o tic tac de lado e inspire-se nessa seleção de fotos para arrasar nos penteados usando a franja
Ter franja é legal, mas dá um trabalhão nos dias em que ela não acorda de bem com a vida, certo? Errado. Estes penteados criativos garimpados no Pinterest vão inspirar seus dias de "bad franja day" e ajudar a variar o seu visual.  Tem opções para cabelo solto, meio-preso, coque e até rabo.
Essas duas opções de franjas presas para trás são bem fáceis de fazer e dá para usar com o cabelo solto. A primeira é uma trança embutida feita bem soltinha até o topo da cabeça. O segundo é mais simples ainda: um torcidinho que faz um topete suave, preso com um laço fofo.
As tranças embutidas são sucesso para quem quer prender a franja porque funciona em fios de todo comprimento. Essas tem o charme de serem trançadas para a lateral da cabeça. O legal é que dá para finalizar com um coque ou deixar o cabelo solto.  Se sua franja for muito repicada, use uma pomada ou spray finalizador para deixar os fios no lugar.
Sem habilidade ou tempo para fazer uma trança? Os rolinhos podem ser uma solução mais simples e igualmente bonita. Para cabelos repartidos ao meio, enrole metade da franja para cada lado. Se quiser repartir de lado, também funciona. Separe uma mecha, torça os fios e, aos poucos, vá adicionando mais cabelo ao rolinho, até chegar à altura da orelha. Para prender, use um grampo escondidinho no cabelo.
Brincar com o volume do cabelo também é o máximo! Você pode prender sua franja por cima do cabelo, deixando um topete, ou por baixo do resto do cabelo, como se quisesse escondê-la. 
Essas são para as experts. A trança embutida para fora faz o efeito de tiara. Se quiser inovar, enrole o comprimento da trança que sobrar em um coque bem aberto - o resultado fica parecido com uma flor.   
trança embutida mais soltinha dá um aspecto mais despojado. Se tiver tempo para se preparar, prenda a  franja com um bob largo por algum tempo e depois solte-a, deixandoenrolada à frente do lenço (alô, anos 50!). É preciso muito laquê (spray fixador!) para segurar o estilo. O resto do cabelo pode ficar preso em um rabo médio.
E aí, qual desses penteados você vai escolher?

Maquiador da Ariana Grande revela seus truques para a pele da cantora não derreter nos shows

A maquiagem que uma cantora usa durante um show precisa ser daquelas superpotentes. Afinal, rola um esforço para cantar, uma coreografia... sem contar que as luzes aquecem o ambiente. Ou seja, a chance do look derreter é grande! Pensando nisso, a revista Allure foi atrás do beauty artist Daniel Chinchilla, que cuida do make da Ariana Grande, para descobrir os segredos dele para deixar a pele da diva sempre sequinha. Subindo ou não no palco, todo mundo quer manter o visual em ordem, né? Anote tudo!
 
   
O primeiro passo, de acordo com Daniel, é o primer. Ele ajuda a controlar a oleosidade e segura por mais tempo os produtos que vêm em seguida. O maquiador usa o Neutrogena Shine Control Primer no rosto e o Too Faced Shadow Insurance nas pálpebras - a sombra fica até mais pigmentada, ele ressalta.   
 
A dica dele para os makes de verão do hemisfério norte é apostar numa base de acabamento mate (aplicada com uma esponjinha). Bom, no Brasil, a gente pode fazer isso o ano todo, certo? Depois, o expert usa um pincel farto e mais achatadinho para aplicar um pouco de pó na pele. Ele curte a dupla pincel Stila 24 Double-Sided Illuminating + pó Laura Mercier Loose Setting Powder, ambos vendidos aqui. "Fixar a base com pó é muito importante, mas muitas pessoas pulam este passo", diz.    
 
 
No restante do look, Daniel investe em produtos de longa duração: sombras como a Color Tattoo, da Maybelline, e batons líquidos, que ~grudam~ na boca. 
 
Pronta para bancar a Ariana?
 
 

Top 5 da Beleza: copie os looks de Cara Delevingne nos eventos de Cidades de Papel

Veja dicas e produtos para você fazer em casa os makes e os penteados da diva
Top 5 da Beleza entrou no clima de Cidades de Papel! E, já que o assunto principal do programa é make, produtos para o cabelo, esmalte... nada mais apropriado do que falar daCara Delevingne, né? Por isso, a gente separou cinco looks incríveis que ela escolheu para eventos de divulgação do filme e mostramos dicas e produtos para você copiá-los.
É só dar o play e ficar com a ~cara~ linda! Hahahaha.
Gostou? Não perca nenhum vídeo. É só clicar aqui: 

Lista de produtos:
- Lápis labial Boca, Natura (R$ 32,90)
- Delineador líquido Make B. Preto, O Boticário (R$ 42,99)
- Spray texturizador Perfeitamente (Des)Arrumado, Tresemmé (R$ 19,90)
- Blush Pêssego, Elke (R$ 24)
- Batom Strobe, Jafra (R$ 18) 

10 dicas e truques para aprender qualquer idioma

Matthew Youlden fala nove idiomas fluentemente e entende, pelo menos, mais de doze. Dessa forma, se você acreditar que você nunca poderá ser bilíngue, preste bem atenção nas próximas linhas!

ESCRITO POR JOHN-ERIK JORDAN
Matthew Youlden fala nove idiomas fluentemente e entende, pelo menos, mais de doze. Nós trabalhamos no mesmo escritório em Berlim, assim, frequentemente, eu o vejo em ação utilizando suas ferramentas, trocando de idioma como um camaleão muda de cor. Na verdade, por um bom tempo, eu sequer sabia que ele era britânico.
Quando eu contei ao Matthew a batalha que foi para eu aprender um segundo idioma, ele me deu os seguintes conselhos. Dessa forma, se você acreditar que você nunca poderá ser bilíngue, preste bem atenção nas próximas linhas!

1. SAIBA O PORQUÊ VOCÊ ESTÁ FAZENDO ISSO

Isso parece óbvio mas se você não tiver uma boa razão para aprender um idioma, haverá menos probalidade de você se manter motivado durante a longa caminhada. Querer impressionar falantes do inglês com o seu francês não é uma boa razão: já, querer conhecer um francês ou uma francesa no seu próprio idioma, é algo completamente diferente. Não interessa o seu motivo, uma vez que você decidiu aprender um idioma, é fundamental se manter firme em sua decisão: “Tudo bem, eu quero aprender esse idioma e, por isso, vou fazer tudo o que puder neste idioma, com este idioma e por esse idioma.”

2. MERGULHE DE CABEÇA

Então, você fez a promessa. E agora, como fica? Como continuar? Há uma maneira certa, um caminho apropriado para aprender? Matthew recomenda a abordagem máxima de 360°: não importa quais ferramentas você usar, é fundamental praticar seu novo idioma todos os dias. “Eu tenho uma tendência de querer absorver o máximo possível no início. Assim, se eu estou aprendendo algo eu mergulho no aprendizado e tento usar o que estou aprendendo sempre que posso e todos os dias. Conforme os dias passam, eu tento pensar, escrever e falar comigo mesmo neste idioma. Para mim é preciso colocar em prática aquilo que você está aprendendo - seja escrevendo um e-mail, falando sozinho, ouvindo música, ouvindo rádio. Envolver-se, mergulhar na nova cultura é extremamente importante.” Lembre-se, a melhor forma de falar um idioma é fazer com que as pessoas falem com você. Ser capaz de ter uma simples conversa com alguém é uma enorme recompensa para si mesmo. Atingir metas como essas no início, tornará mais fácil a tarefa de manter-se motivado e continuar praticando: “Eu sempre tenho em mente que o melhor caminho é adaptar o próprio jeito de pensar ao jeito de pensar daquele idioma. Obviamente, o falante do espanhol ou o falante do hebraíco ou o falante do holandês não possue somente uma forma única de pensar, mas a ideia é utilizar o idioma para criar o seu próprio mundo linguístico.”

3. ENCONTRE UM PARCEIRO

Matthew aprendeu vários idiomas junto com o seu irmão gêmeo Michael (eles decifraram o seu primeiro idioma estrangeiro, o grego, quando tinham apenas oito anos). Matthew e Michael ou os irmãos super-poliglotas, como eu gosto de chamá-los, ganharam seus superpoderes através de uma saudável rivalidade entre irmãos. “Nós estávamos sempre muito motivados e ainda estamos. Nós nos provocamos constantemente, praticamente empurramos um ao outro para conseguirmos chegar lá de verdade. Se ele percebe que estou conseguindo mais que ele, ele fica meio enciumado e tenta me alcançar (talvez porque ele seja meu irmão gêmeo) - e vice-versa.” Mesmo que você não tenha um irmão para viver sua aventura linguística, ter qualquer outro tipo de parceiro estimulará os dois a sempre se esforçarem um pouco mais e não deixar a bola cair: “Eu acho que essa é uma forma muito boa de aprender. Ter alguém com quem você possa falar é a ideia atrás do aprendizado de um idioma.”

4. CONCENTRE-SE NAQUILO QUE É IMPORTANTE

Se você fizer da conversação o seu objetivo desde o início, você provavelmente não ficará se perdendo nos livros didáticos. Assim, conversar com pessoas que falam esse idioma será a parte mais relevante do seu processo de aprendizado: “Você está aprendendo um idioma para ser capaz de usá-lo. Você não vai falá-lo consigo mesmo. O lado criativo de aprender um idioma, é realmente colocá-lo em uso em situações do dia a dia - seja escrevendo letras de música, conversando com pessoas ou usando-o quando você viaja para o exterior. Se bem que você não precisa, necessariamente, viajar para o exterior para usá-lo, você pode ir no restaurante grego ali na esquina e pedir em grego.”

5. DIVIRTA-SE COM O APRENDIZADO

Usar o seu novo idioma é, de qualquer forma, um ato criativo. Os irmãos super-poliglotas praticavam seu grego compondo e gravando músicas. Pense em algumas formas divertidas de praticar seu novo idioma: faça um programa de rádio com um amigo, desenhe histórias em quadrinhos, escreva poemas ou simplesmente fale, fale e fale o máximo que você puder. Se você não conseguir descobrir uma forma de se divertir com o seu novo idioma, é possível que você não esteja seguindo o passo número quatro.

6. VIRE CRIANÇA NOVAMENTE

Isto não quer dizer que você deva sair por aí gritando sem parar, tendo ataques de choro ou que você deva melecar seu cabelo com comida quando for a um restaurante, mas sim, que você deve tentar aprender do jeito que as crianças aprendem. A ideia de que crianças aprendem melhor do que adultos tem provado ser apenas um mito. Novas pesquisas não puderam encontrar uma ligação direta entre idade e habilidade para aprender. A chave para aprender tão rápido como as crianças deve estar simplesmente em agir, em certas situações, da mesma forma que elas agem: por exemplo, a espontaneidade em falar aquilo que lhes vem à cabeça, o jeito com que brincam com tudo, inclusive com o idioma e a inexistência de bloqueios. Crianças, normalmente, não têm medo de dizer bobagens na hora de falar. Nós aprendemos errando. No caso das crianças espera-se que elas cometam alguns erros, já no caso dos adultos, isso parece ser um tabu. Pense em como é mais fácil ouvir de uma pessoa adulta, “Eu não sei”, do que, “ Eu ainda não aprendi isso” (Eu não sei nadar, eu não sei dirigir, eu não sei falar espanhol). Ser visto errando (ou tentando acertar) é um tabu social que não atinge as crianças. Aprender um idioma admitindo que você não sabe tudo (e que isso não é um problema) é a chave para se desenvolver e ser livre. Assim, deixe pra lá suas inibições do mundo adulto!

7. SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO

Boa vontade para cometer erros significa estar preparado para se colocar em situações embaraçosas. Eu sei, isso pode dar um medo danado, mas é a única maneira de se desenvolver e progredir. Não interessa o quanto você aprende, você não vai conseguir falar um idioma sem se mostrar: fale com estrangeiros na sua língua materna, pergunte pelo caminho, peça a comida no restaurante, tente contar uma piada. Quanto mais vezes você fizer isso, maior se tornará a sua zona de conforto e ficará muito mais fácil se sair bem em novas situações: “No início, você vai encontrar dificuldade: talvez com a pronúncia, talvez com a gramática, a sintaxe, ou você não conseguirá realmente entender as palavras. Mas eu acho que o mais importante é estar sempre desenvolvendo essa sensibilidade. Todo falante nativo tem uma sensibilidade para a sua língua materna e isto é o que faz dele um falante nativo - a capacidade de fazer do idioma o seu próprio idioma.”

8. OUÇA COM ATENÇÃO

Para aprender a desenhar, você precisa primeiro aprender a olhar, a observar. Da mesma forma, você precisa primeiro aprender a escutar para depois aprender a falar. O som de qualquer idioma parece meio estranho quando você o escuta pela primeira vez. Assim, quanto mais contato você tiver com esse idioma melhor. Os sons se tornarão cada vez mais familiares e, assim, será mais fácil falá-lo corretamente:
“ Nós somos capazes de pronunciar qualquer coisa, nós só não estamos acostumados a fazer isso. Por exemplo, o “r” rolado não existe na minha forma do inglês. Quado eu estavaaprendendo espanhol havia palavras com esse “r” duro como em perro e reunión. Para mim, a melhor forma de lidar com a situação era ouvir constantemente e visualizá-lo ou imaginar como ele deveria ser pronunciado, pois para cada som há uma parte específica da boca e da garganta que nós usamos para conseguirmos produzir aquele som.”

9. OBSERVE AS PESSOAS FALAREM

Idiomas diferentes exigem diferentes movimentos da sua língua, lábios e garganta. A pronúncia é muito mais um processo físico do que mental. “Uma forma de treino - e isso pode parecer bem estranho - é realmente olhar uma pessoa enquanto ela está pronunciando aquele som que você não consegue produzir e tentar imitar esse som o máximo de vezes que você puder. Confie em mim, vai parecer ser bem difícil no começo, mas você vai conseguir. Na verdade, pronúncia é algo bem fácil de ser feito corretamente; você só precisa treinar.” Se você não pode observar um falante nativo ao vivo e a cores, assistir filmes estrangeiros ou televisão pode ser um bom substituto.

10. FALE SOZINHO

Não há problema algum em falar sozinho quando você não tem ninguém para conversar. “Isso pode parecer muito estranho mas, na verdade, falar sozinho no idioma é uma forma excelente de praticá-lo se você não pode utilizá-lo o tempo todo.” Esse método pode manter novas frases e palavras na sua mente e ajudá-lo a melhorar sua confiança na próxima vez que você conversar com alguém.

(Bonus) RELAXE!

Você não chateará as pessoas se não falar bem o idioma delas. Se você começar uma conversa dizendo “Eu estou aprendendo e gostaria de praticar…”, a maioria das pessoas será paciente, encorajando você e sentido-se feliz em ajudar. Além disso, há aproximadamente um bilhão de falantes do inglês não-nativos no mundo todo, a maioria deles preferiria falar o seu próprio idioma se pudesse escolher. Tomar a iniciativa para entrar no mundo linguístico de alguém pode deixá-lo à vontade e fazer com que todos se sintam bem: “Com certeza, você pode viajar para o exterior falando seu próprio idioma mas você aproveitará muito mais se puder realmente se sentir à vontade no lugar onde está - conseguindo se comunicar, entender, interagir em todo tipo de situação que você possa imaginar.”

MAS QUAL É O SENTIDO?

Nós demos uma introdução em COMO começar a aprender um idioma mas talvez você ainda esteja pensando em PORQUE aprendê-lo? Matthew tem uma última observação a esse respeito: “Eu acho que cada idioma revela uma forma de ver o mundo. Se você fala um determinado idioma, você terá uma forma diferente de analisar e interpretar o mundo da do falante de um outro idioma. Até mesmo idiomas que são bem próximos como espanhol e português, que podem ser considerados mutuamente inteligíveis, são da mesma forma dois mundos diferentes - duas mentalidades diferentes. Por isso, depois de ter aprendido outros idiomas e de estar cercado por outros idiomas , eu não poderia renunciar a qualquer um deles pois eu estaria renunciando a possibilidade de ver o mundo de formas diferentes. Não somente de uma forma, mas de diferentes formas. O estilo de vida monolingual para mim, é muito triste, muito só, é uma forma mais chata de ver o mundo. Há tantas vantagens em aprender um idioma; eu realmente não consigo achar nenhuma outra razão para não fazer isso.”
Traduzido por: Camila Nobiling
Matthew The Polyglot